O que procura? | Seleccione:

Choose Madeira Island

Hotéis, Actividades, Restaurantes e Voos para a Madeira aos melhores preços. Reserve no Choose Madeira tudo o que precisa para a sua viagem.

×
MENU

Associação da Hotelaria de Portugal anuncia Aumento na Taxa de Ocupação

15-11-15

A Associação da Hotelaria de Portugal anunciou hoje um aumento entre janeiro e outubro de 14,64% no preço médio por quarto disponível (RevPar) e de 2,76 pontos percentuais da taxa de ocupação por quarto, face ao período homólogo anterior.

“Como se esperava, prevemos terminar o ano com valores superiores aos de 2014”, disse a presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, numa apresentação em Lisboa do seu balanço e perspetivas.

Segundo o inquérito feito em novembro aos hoteleiros associados, a AHP espera uma “melhoria significativa em todos os indicadores” no final deste ano, nomeadamente no que respeita à taxa de ocupação por quarto e ao preço médio por quarto vendido.

Naquele inquérito, os hoteleiros revelaram que os melhores meses do ano foram setembro, agosto e julho, os mesmos do inquérito de 2014, e que o mercado francês foi o que teve maior evolução face ao ano passado, seguido pelo espanhol e pelo nacional.

No que respeita a segmentos, destacam-se este ano os ‘city breaks’ (estada de curta duração numa cidade), o “’touring’/cultural” e o “MICE” (reuniões e incentivos), mas este último surge este ano pela primeira vez no ‘top’ 3, destronando o “sol e mar”, que desce para a 4.ª posição.

Os segmentos com pior performance voltaram a ser o “golfe” (20%), “turismo religioso” (19%) e “saúde e bem-estar” (14%).

Segundo o AHP Tourism Monitor, de janeiro a outubro, a taxa de ocupação por quarto foi de 68,62% (mais 2,76 pontos percentuais) e o RevPar foi de 52,46 euros (mais 14,64%).

Mas só no mês de outubro, a taxa de ocupação por quarto foi de 73,05%, aumentando 2,19 pontos percentuais (pp) face ao mesmo mês de 2014, em resultado de uma melhoria em todas as categorias hoteleiras mas com destaque para as unidades de duas estrelas e para os destinos turísticos de Lisboa (86,55%), Grande Porto (81,88%) e Madeira (81,41%).

O preço médio por quarto ocupado subiu em outubro 8,12%, para os 71,4 euros, enquanto o RevPar se fixou nesse mês em 52,16 euros (mais 11,48%) e registou os valores mais elevados em Lisboa (79,78 euros), Grande Porto (57,31 euros) e Madeira (55,29 euros).

Em outubro, a receita média por turista foi de 105 euros, mais 6,06% do que no mesmo mês de 2014, mas a estadia média baixou 2,17% para 1,8 dias.

Em outubro, o Minho destacou-se como o destino turístico com a maior subida (8,28 pontos percentuais) da taxa de ocupação por quarto, que chegou aos 51,52%, mas a Madeira atingiu o topo em termos de resultados absolutos e registou em outubro uma taxa de ocupação por quarto de 81,41% (mais 9,56 pontos percentuais).

Fonte: DNoticias Madeira

Quer passar particupar nesta tendência? Veja aqui as alternativas de alojamento para a sua estadia na Madeira.

Tempo neste momento

Failure notice from provider:
Connection Error:http_request_failed